terça-feira, 19 de maio de 2009

Cantanhede Ladies Open # 19 de Maio


Bárbara Luz e Margarida Moura qualificaram-se ontem (segunda-feira) para os oitavos-de-final do Cantanhede Ladies Open. Bárbara Luz, treinada por Diogo Ramos na Associação Académica de Coimbra, derrotou a russa Alla Aleksandrova por 4-6, 6-3 e 6-2, ao cabo de uma intensa luta de duas horas e 26 minutos, enquanto Margarida Moura, do Clube de Ténis do Porto, orientada pela sua irmã Inês, venceu por 4-0 Natasha Khan, a terceira cabeça-de-série, quando, após 27 minutos, a britânica desistiu com uma lesão num tornozelo.

Para Bárbara Luz foi o primeiro triunfo sobre uma adversária estrangeira no quadro principal de um torneio a contar para o ranking mundial, uma semana depois de ter eliminado Rita Vilaça na primeira ronda de um torneio de 10 mil dólares, algarvio.
“Já conhecia a Alla porque ela treinou com o André Lopes e o Paulo Lucas em Sassoeiros durante toda a época de 2008, mas só a tinha visto jogar na semana passada. No primeiro set cometi demasiados erros, mas consegui falhar menos nos dois sets seguintes e também entrei melhor na bola”, disse a vice-campeã nacional de juniores, que irá defrontar na quarta-feira a qualifier espanhola Sandra Gonzalez-Salas, que afastou a sexta cabeça-de-série, a britânica Jade Windley, por 6-2 e 6-2.
“A Bárbara está a apenas uma vitória noutro torneio para entrar no ranking mundial, uma etapa importante para ela”, disse Pedro Pereira, o seleccionador nacional de sub-16. Com efeito, como explicou o juiz-árbitro Rogério Santos, “uma jogadora necessita de pontuar num mínimo de três torneios diferentes para ganhar o direito de aparecer na lista do WTA Tour”.
Margarida ainda está longe disso, mas deu o primeiro passo, pois, como disse a própria, “foi a primeira vez que passei uma ronda num quadro principal de um torneio a contar para o ranking mundial”. Nos oitavos-de-final, defrontará a vencedora do embate de hoje (terça-feira) entre a algarvia Ana Claro e a alemã Linda Fritschken.

Nos outros encontros de singulares, merece especial destaque a eliminação da primeira cabeça-de-série, a italiana Alice Moroni, e a “tareia” que a belga Appollonia Melzani, a segunda cabeça-de-série, inflingiu à qualifier alemã Dominique Wahl: nada mais, nada menos, do que um duplo 6-0, em apenas 35 minutos. A germânica não somou mais do que 13 pontos, dois dos quais resultantes de duplas-faltas da belga que foi vice-campeã no Vale do Lobo Ladies Open, em Fevereiro.

Os resultados de ontem (segunda-feira), referentes à primeira ronda de singulares, foram os seguintes: Bárbara Luz (Portugal/WC)-Alla Aleksandrova (Rússia), 4-6, 6-3, 6-2; Margarida Moura (Portugal/WC)-Natasha Khan (Grã-Bretanha/3), 4-0, desistência; Clara Perez-Marcos (Espanha/Q)-Francisca Matos (Espanha/Q), 6-0, 6-1; Appollonia Melzani (Bélgica/2)-Dominique Wahl (Alemanha/Q), 6-0, 6-0; Maria Teresa Torro-Flor (Espanha)-Jasmine Shankar (Suécia/LL), 6-4, 6-0; Sandra Gonzalez-Salas (Espanha/Q)-Jade Windley (Grã-Bretanha/6), 6-2, 6-2; Nanuli Pipiya (Rússia)-Alice Moroni (Itália/1), 7-5, 1-6, 6-3.

A primeira ronda conclui-se hoje, havendo mais sete portuguesas em competição, com ênfase na campeã nacional de juniores, Maria João Koehler, a única a beneficiar do estatuto de cabeça-de-série (a quarta). Logo às 11 horas, no ‘Court’ Central, Maria João Koehler (Portugal/4) defronta Isabella Assad (Brasil/Q), seguindo-se os embates Rita Vilaça (Portugal/WC)-Ainhoa Atucha-Gomez (Espanha/Q) e Ana Claro (Portugal)-Linda Fritschken (Alemanha). No ‘Court’ nº3 Joana Pangaio (Portugal) e Cátia Rodrigues (Portugal/Q) defrontam-se no segundo encontro das 11 horas, seguindo-se o encontro Margarida Fernandes (Portugal/LL)-Inna Sokolova (Rússia). No ‘Court’ nº4, também no segundo encontro das 11 horas, Maria Palhoto (Portugal/WC) mede forças com Martina Babakova (Eslováquia).




Sem comentários: