segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cantanhede Ladies Open # 18 de Maio



O duelo da primeira ronda entre Joana Pangaio e Cátia Rodrigues garante que, pelo menos, uma portuguesa estará nos oitavos-de-final do Cantanhede Ladies Open, o torneio internacional feminino, de 10 mil dólares em prémios monetários (7.400 euros), a contar para o ‘ranking’ mundial do WTA Tour, sob a organização do Clube Escola de Ténis de Cantanhede.

O juiz-árbitro Rogério Santos efectuou o sorteio e Maria João Koehler (623ª no WTA Tour), ascendeu ao estatuto de quarta cabeça-de-série, sendo, por isso, uma das grandes candidatas ao título deste torneio que se desenrola em ‘courts’ de relva sintética e apresenta como primeira pré-designada a italiana Alice Moroni (405ª no ranking mundial).
Koehler, campeã nacional de juniores irá defrontar na primeira ronda a brasileira Isabella Assad, que eliminou no qualifying a portuguesa Patrícia Guerreiro por 7-5 e 6-1.
Outras duas portuguesas jogaram a qualificação e perderam com duas espanholas: Mariana Salvador diante de Clara Perez-Marcos por 7-5 e 6-1, e Margarida Fernandes frente a Ainhoa Atucha-Gomez por 6-1 e 7-6 (7/4).
Margarida Fernandes foi, contudo, “repescada” (lucky loser), elevando para dez o número de portuguesas no quadro principal.

Os encontros da primeira ronda das dez portuguesas são os seguintes: Maria João Koehler (Portugal/4)-Isabella Assad (Brasil/Q), Joana Pangaio (Portugal)-Cátia Rodrigues (Portugal/Q), Ana Claro (Portugal)-Linda Fritschken (Alemanha), Rita Vilaça (Portugal/WC)-Ainhoa Atucha-Gomez (Espanha/Q), Bárbara Luz (Portugal/WC)-Alla Aleksandrova (Rússia), Margarida Moura (Portugal/WC)-Natasha Khan (Grâ-Bretanha/3), Maria Palhoto (Portugal/WC)-Martina Babakova (Eslováquia), Francisca Matos (Portugal/Q)-Clara Perez-Marcos (Espanha/Q), Margarida Fernandes (Portugal/LL)-Inna Sokolova (Rússia).

O quadro principal arranca hoje (segunda-feira), ao meio-dia, com três campos a serem usados em simultâneo. Logo às 12 horas jogarão Bárbara Luz, a campeã nacional de sub-18 de 2007, no ‘court’ central; Margarida Moura no campo nº2 e Francisca Matos no ‘court’ nº3.
No quadro principal de pares há duas equipas lusas, Maria Palhoto/Mariana Salvador e as irmãs Margarida e Inês Moura, estas últimas isentas da primeira ronda, pelo que, já garantiram o acesso aos quartos-de-final. Palhoto e Salvador medem forças na primeira ronda com Alla Aleksandrova e Inna Sokolova, duas russas que treinam em Sassoeiros com os treinadores portugueses Paulo Lucas e André Lopes. Este embate da primeira ronda de pares está marcado para amanhã, às 16 horas, no Court Central.

A presença de tantas portuguesas no quadro principal de singulares deve-se ao programa que a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) tem levado a cabo em 2009, de aproveitar os torneios internacionais realizados em Portugal para transmitir experiência competitiva ao nível profissional às jovens jogadoras de bom nível.
Nuno Mota, responsável pelo Plano Nacional de Detecção de Talentos, explica que «a FPT enviou para Cantanhede os seleccionadores nacionais de sub-18 e sub-16, Miguel de Sousa e Pedro Pereira, para acompanharem seis jogadoras das selecções desses dois escalões». O Clube Escola de Ténis de Cantanhede colaborou com a iniciativa e atribuiu todos os convites (wild cards) a jogadoras portuguesas.


Sem comentários: