quinta-feira, 3 de junho de 2010

II Cantanhede Ladies Open _3 de Junho

Christine Kandler


II Cantanhede Ladies Open

Sofia Araújo defronta “Kournikova” de Viena

Sofia Araújo defronta amanhã (sexta-feira), a partir das 11 horas, a austríaca Christine Kandler, a quarta cabeça-de-série, tentando qualificar-se pela primeira vez para as meias-finais de um torneio internacional feminino, de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o ‘ranking’ mundial do WTA Tour.

A jovem portuguesa mede forças com uma adversária que também conta apenas com 15 anos, mas que é bem mais experiente e até surge como quarta cabeça-de-série no Cantanhede Ladies Open, que o Clube Escola de Ténis de Cantanhede está a organizar, sob o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cantanhede.

Classificada no 750º posto do ‘ranking’ mundial, Kandler procura a sua terceira meia-final em torneios de 10 mil dólares, depois de ter baqueado nessa fase em Viena no ano passado e já este ano em Saint-Martin.

Na semana passada a austríaca, cujo visual faz lembrar a russa Anna Kournikova quando tinha a sua idade, esteve na África do Sul, em Durban, noutro 10 mil dólares, onde passou o ‘qualifying’ e ainda foi aos oitavos-de-final do quadro principal.

Tal como Sofia Araújo, também Christine Kandler alterna o seu programa competitivo entre o circuito profissional e o de juniores, mas até aí a austríaca leva vantagem.

Com efeito, se a jogadora do Ace Team, treinada pelo técnico Pedro Bívar, vem de duas meias-finais consecutivas em torneios de sub-18 da Federação Internacional de Ténis disputados em Istambul, na Turquia, a sua rival de amanhã apresenta um palmarés superior.

Christine Kandler é a 193ª classificada no ‘ranking’ mundial de juniores, escalão em que já ganhou três torneios, dois na Grécia no ano passado e outro esta temporada em Trinidad e Tobago.

Também na presente época, mas nos Estados Unidos, foi finalista em Naples e semifinalista em Plantation.

Sofia Araújo não parte, portanto, como favorita para o confronto de amanhã, mas também não o era nos oitavos-de-final diante da quinta cabeça-de-série, a vice-campeã nacional Rita Freitas.

O II Cantanhede Ladies Open está a caracterizar-se pelas vitórias das jogadoras mais cotadas e Sofia Araújo é a excepção, pois só entrou no quadro principal graças a um ‘wild card’ que lhe foi atribuído pela Federação Portuguesa de Ténis.

A Federação Portuguesa de Ténis estabeleceu um protocolo com o Clube Escola de Ténis de Cantanhede, com vantagens para ambas as partes e uma das contrapartidas foi a possibilidade da FPT atribuir os ‘wild cards’ disponíveis.

Há, portanto, uma ‘wild card’ nos quartos-de-final, mas marcam também presença nesta fase adiantada do torneio as quatro primeiras cabeças-de-série, pelo que se prevê um final de semana repleto de bom ténis.

As quatro primeiras cabeças-de-série são as russas Diana Arutyonova (nº1) e Elina Gasanova (nº2), a espanhola Nuria Parrizas-Diaz e a austríaca nascida em Viena Christine Kandler (nº4).

Entretanto, com a eliminação de Ana Claro e Margarida Moura nos quartos-de-final de pares, onde eram as quartas cabeças-de-série, a participação portuguesa no II Cantanhede Ladies Open resume-se a Sofia Araújo.





Sem comentários: