quarta-feira, 2 de junho de 2010

II Cantanhede Ladies Open _2 de Junho

Sofia Araújo

II Cantanhede Ladies Open

Sofia Araújo nos quartos-de-final

A jovem portuguesa de 15 anos derrotou surpreendentemente a vice-campeã nacional Rita Freitas na segunda ronda e estabeleceu um novo recorde pessoal. Sofia Araújo qualificou-se hoje (quarta-feira), pela primeira vez, para os quartos-de-final de um torneio internacional feminino, de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o ‘ranking’ mundial do WTA Tour.

A jovem de apenas 15 anos cometeu a proeza de eliminar a quinta cabeça-de-série, Rita Freitas, na segunda ronda do Cantanhede Ladies Open, que o Clube Escola de Ténis de Cantanhede está a organizar, sob o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cantanhede.
Sofia Araújo, do Ace Team, treinada pelo técnico Pedro Bívar, vencia por 2-6, 6-3 e 5-3, quando Rita Freitas desistiu, já depois de uma acalorada decisão com o árbitro de cadeira.

«A Sofia tem um estilo de jogo que se adapta perfeitamente a este piso de relva sintética montado em Cantanhede e tem duas armas que no futuro serão o seu ganha-pão no ténis: um forte serviço que não é habitual na tradição do ténis feminino português e uma direita muito agressiva. Como ainda é jovem, não consegue uma elevada consistência, mas quando este jogo começa a funcionar é muito eficaz, a fazer lembrar a Maria João Koehler, embora a Sofia não seja esquerdina, mas dextra», comentou o seleccionador nacional de sub-18, Miguel de Sousa.

Como não esperava chegar tão longe num torneio da relevância deste Cantanhede Ladies Open, Sofia Araújo tinha-se inscrito esta semana no Open de Oeiras e em vez de desistir optou por competir em ambos os eventos.

Recente campeã no Open de Odivelas, o primeiro torneio do Circuito School Eventos/Federação Portuguesa de Ténis, a jogadora da selecção nacional de sub-16 solicitou jogar apenas os quartos-de-final do Cantanhede Ladies Open na sexta-feira.

Mal terminou o encontro com Rita Freitas pôs-se a caminho de Oeiras e hoje mesmo terá de defrontar Bárbara Luz. Se vencer, voltará a jogar amanhã em Oeiras e depois viajará de noite para Cantanhede para cumprir o compromisso dos quartos-de-final frente à quarta cabeça-de-série, a austríaca Christine Kandler.

Será um esforço brutal para a portuguesa porque implicará rápidas adaptações a mudanças de pisos, dado em Cantanhede jogar-se em relva sintética muito rápida e em Oeiras em terra batida.

Note-se que Sofia Araújo é uma jogadora que já estava há algum tempo debaixo de olho do seleccionador nacional feminino de sub-16, Pedro Pereira, mas foi nos últimos dois meses que se pressentiu um salto qualitativo.

É certo que no ano passado fora oitavo-finalista no torneio de 10 mil dólares de Alcobaça, mas foi depois de este ano ter ultrapassou a primeira ronda do “qualifying” no Estoril Open e jogado muito bem na segunda ronda (apesar de ter perdido), que «os objectivos tiveram de ser reavaliados» para a jovem tenista, como explicou Miguel de Sousa, que está em Cantanhede a acompanhar as selecções de sub-16 e sub-18.

Doravante, Sofia Araújo fará também uma aposta nos torneios de juniores, apesar de ser ainda cadete, e vem e duas meias-finais sucessivas em torneios de sub-18 da Federação Internacional de ténis disputados em Istambul, na Turquia.




Sem comentários: