domingo, 7 de junho de 2009

Federer para a história

Roger Federer venceu o torneio de Roland Garros ao derrotar o tenista sueco, número 23 do mundo, Robin Soderling pelos parciais de 6-1, 7-6(1) e 6-4.

No primeiro set, o número 2 do ranking ATP dominou completamente o jogador sensação do torneio, deixando apenas escapar um jogo para Soderling.

No segundo parcial, os jogadores ganharam todos os jogos de serviço e, no tie-break, Federer foi o mais forte, conseguindo um confortável 7-1.

No derradeiro set, quando estava com 5-4 a seu favor e com serviço para fechar o encontro, o suíço conseguiu resistir a um break point. Pouco depois, com o público, a incentivá-lo... acabou com o fantasma de não conseguir arrebatar o título na terra batida de Roland Garros.

O título francês era o único dos quatro principais torneios mundiais que faltava ao ex-número 1 do mundo. Agora, o helvético passou a ser o sexto tenista da história a vencer todos os Grand Slam, depois de Fred Perry, Don Budge, Rod Laver, Roy Emerson e Andre Agassi.

Robin Soderling surpreendeu tudo e todos ao ser o primeiro tenista a derrotar o número 1 do mundo Rafael Nadal em Roland Garros. Aliás, o nórdico jogou o seu melhor ténis de sempre durante as duas semanas do evento. Mas, na final, o sueco - que nunca tinha atingido sequer os "oitavos" do torneio francês - foi impotente para travar Federer. No segundo set ainda ameaçou, mas as armas do adversários eram mais e melhores...

Por outro lado, este é o 14.º título do Grand Slam para o tenista suíço que iguala desta forma o norte-americano Pete Sampras.



Sem comentários: