terça-feira, 21 de abril de 2009

Frederico Gil volta a encontrar Nadal


VITÓRIA ESPANTOSA SOBRE O 55º JOGADOR MUNDIAL EM BARCELONA

Frederico Gil continua a jogar de forma sensacional. Agora, perante o número 55 da hierarquia mundial (Yen-Hsun Lu, de Taiwan), na primeira ronda do Open de Barcelona, ganhou por expressivos 6-2 e 6-1, e carimbou a qualificação para a eliminatória seguinte.
Este foi o terceiro sucesso do tenista nacional na Catalunha, pois convém recordar que o pupilo de João Cunha e Silva começou o seu trajecto com dois triunfos na fase de qualificação.
Pela frente, na ronda seguinte, estará, de novo, o espanhol Rafael Nadal, apenas e só o melhor jogador da actualidade. É evidente que o favoritismo tem de ser atribuído ao rival, mas sabendo-se da réplica (5-7 e 3-6) oferecida, recentemente, em Miami, e da forma sublime como o actual 75º colocado do ranking internacional está a jogar, não custa imaginar mais uma exibição de garra do melhor português de sempre.
Face a um opositor ”alérgico" à terra batida, Gil não demorou muito tempo a tomar conta do encontro. E ao cabo de 62 minutos, onde não permitiu um único break ao asiático e, pelo contrário, transformou todos os 4 pontos de que dispôs para "roubar" o saque alheio, o português assegurou o apuramento para a segunda eliminatória. Olhando para as estatísticas, o português ganhou 80 por cento dos seus primeiros serviços e 71 no segundo, números que reflectem bem a forma impressionante como "despachou" um adversário que, mesmo sem ser especialista neste piso, é 55º do Mundo!
Com 10 mil euros de prémios e mais 30 pontos conquistados, Gil está em condições de subir mais um pouco no ranking mas, mais importante, continua a aumentar a sua confiança para as provas seguintes: na capital da Tunísia e no Estoril Open.

Sem comentários: